Please wait while JT SlideShow is loading images...
Rota das Catedrais
 

Banner
Música nas Catedrais 2019

There are no translations available.

Évora: Santa Teresa cantada em fado

There are no translations available.

Por iniciativa do respectivo Cabido, terá l...

Santarém: Quadros Vivos de Caravaggio pela Companhia Ludovica Rambelli

There are no translations available.

No próximo Sábado, dia 13 de Abril, pelas...

Santarém: Concerto pelo Gloria Boys Choir – Japão

There are no translations available.

A Catedral de Santarém acolhe, no próximo...

Bragança: «Visita Singular» nas duas Sés

There are no translations available.

Prosseguindo o programa Rota das Catedrais...

Viana do Castelo: Inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé

There are no translations available.

Será inaugurado no próximo dia 1 de Março...

 
Destaques Lisboa: Obras no Claustro da Sé
 
Lisboa: Obras no Claustro da Sé
There are no translations available.

A adjudicação das obras de recuperação do claustro da Sé de Lisboa, um investimento de cerca de cinco milhões de euros, «deverá ocorrer durante o segundo semestre de 2017», adiantou à Lusa fonte oficial.

Até 15 de Fevereiro estará concluída a «revisão do projecto por uma entidade independente», um procedimento obrigatório tendo em conta o valor do investimento, disse à agência Lusa fonte da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

 

«Conforme o previsto, estará o lançamento do concurso público para as obras de "Recuperação e Valorização da Sé Patriarcal de Lisboa" durante o primeiro trimestre de 2017 e a adjudicação deverá ocorrer durante o segundo semestre de 2017", disse a mesma fonte, acrescentando que "o prazo de execução da obra é de 18 meses após a adjudicação».

 

O investimento total é 4.998.472 euros, sendo dois milhões suportados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e «a restante verba assegurada pelo orçamento da DGPC e do Cabido da Sé de Lisboa, de acordo com protocolo celebrado entre as partes», em Setembro de 2010, e cuja adenda foi assinada em Julho de 2015 pelo então secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, pelo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e pelo Deão da Sé, Cón. Carlos Paes.

Na ocasião, o arquitecto Luís Adalberto Dias, responsável pelo projecto, explicou que o plano de reabilitação prevê o encerramento do átrio do claustro com uma laje, a musealização do espaço arqueológico em cripta e o acesso por elevador a partir da rua das Cruzes, lateral ao templo, no bairro de Alfama.

Está também prevista a conclusão dos trabalhos arqueológicos (iniciados em 1990, interrompidos em 2004 e retomados em 2011) e a elaboração do programa museológico de valorização dos bens patrimoniais identificados no referido contexto.

Fonte: Diário de Notícias / Agência Lusa | Foto: Gustavo Bom / Global Imagens