Please wait while JT SlideShow is loading images...
Rota das Catedrais
 

Banner
Música nas Catedrais 2019

There are no translations available.

Évora: Santa Teresa cantada em fado

There are no translations available.

Por iniciativa do respectivo Cabido, terá l...

Santarém: Quadros Vivos de Caravaggio pela Companhia Ludovica Rambelli

There are no translations available.

No próximo Sábado, dia 13 de Abril, pelas...

Santarém: Concerto pelo Gloria Boys Choir – Japão

There are no translations available.

A Catedral de Santarém acolhe, no próximo...

Bragança: «Visita Singular» nas duas Sés

There are no translations available.

Prosseguindo o programa Rota das Catedrais...

Viana do Castelo: Inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé

There are no translations available.

Será inaugurado no próximo dia 1 de Março...

 
Destaques Faro: 200 anos da morte de D. Francisco Gomes do Avelar assinalados na Sé
 
Faro: 200 anos da morte de D. Francisco Gomes do Avelar assinalados na Sé
There are no translations available.

No próximo dia 19 de Julho, pelas 18h00, será inaugurada no museu da Catedral de Faro uma exposição dedicada à vida e obra de D. Francisco Gomes do Avelar, no âmbito do programa de comemorações do segundo centenário da morte do prelado que dirigiu a Diocese do Algarve entre 1789 e 1816. Nesse mesmo dia, em que se assinala o aniversário da dedicação da Catedral de Faro, decorrerá, pelas 21h15, um concerto pelo Coral Ossónoba, acompanhado pelo órgão histórico da catedral, com a Missa da Coroação, de Mozart.

O programa, que decorre desde Maio, prosseguirá com a conferência «O significado do mecenato do bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar», por José Eduardo Horta Correia, no dia 18 de Julho, pelas 21h15, no salão do Seminário de Faro. No dia 29, no mesmo local e também às 21h15, terá lugar a conferência «A encomenda de retábulos pelo bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar», por Francisco Lameira.
No dia 30 de Julho, após a eucaristia das 21h30, a Catedral receberá ainda um concerto pelo Coral “II Capítulo” e, no dia 12 de Agosto, Teresa Salgueiro apresentará a sua Oratória Mariana, a partir das 21h30.
De acordo com uma nota do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, «O programa das comemorações prosseguirá até Dezembro, com programação que será oportunamente divulgada», acrescentando que D. Francisco Gomes do Avelar «foi um prelado estimado, tanto pela gente culta como pelos simples, tendo percorrido toda a região, inteirando-se das necessidades dos diocesanos, pelos quais começou a ser apelidado de "bispo-santo", atribuindo-se-lhe notáveis milagres, que a tradição oral foi retendo». O documento refere ainda que «a cidade de Faro, em especial, deve-lhe uma redefinição urbana italianizante de gosto neoclássico de enorme importância. [...] É ele que chama o arquitecto genovês Francisco Xavier Fabri, autor do desenho do Arco da Vila. Notável também o edifício do Seminário e Hospital da Misericórdia, que, como provedor, faz construir, e que se enquadra nessa renovação urbana. Além disso, com a ajuda de Fabri, acudiu a outras obras, como a igreja de Estoi e a igreja de Aljezur, além das muitas mais que conheceram o seu diligente zelo. O seu notável o empenho e a obra foi reconhecido pela Santa Sé, que, em 1714, lhe conferiu o título pessoal de arcebispo», conclui.