Please wait while JT SlideShow is loading images...
Rota das Catedrais
 

Banner
Música nas Catedrais 2019

There are no translations available.

Évora: Santa Teresa cantada em fado

There are no translations available.

Por iniciativa do respectivo Cabido, terá l...

Santarém: Quadros Vivos de Caravaggio pela Companhia Ludovica Rambelli

There are no translations available.

No próximo Sábado, dia 13 de Abril, pelas...

Santarém: Concerto pelo Gloria Boys Choir – Japão

There are no translations available.

A Catedral de Santarém acolhe, no próximo...

Bragança: «Visita Singular» nas duas Sés

There are no translations available.

Prosseguindo o programa Rota das Catedrais...

Viana do Castelo: Inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé

There are no translations available.

Será inaugurado no próximo dia 1 de Março...

 
Destaques Viseu: Reabertura do Museu da Catedral e lançamento da História da Diocese
 
Viseu: Reabertura do Museu da Catedral e lançamento da História da Diocese
There are no translations available.

No âmbito das celebrações jubilares dos 500 anos da dedicação da Catedral de Viseu o seu Tesouro-Museu vai reabrir no próximo dia 23 de Julho, após obras de intervenção. Na mesma ocasião, será apresentada a História da Diocese de Viseu, obra de grande envergadura, preparada desde 2011 por uma equipa de historiadores coordenada por José Pedro Paiva.

O espaço esteve em obras, desde Outubro do ano passado, para que fosse possível a «execução dos trabalhos de conservação e restauro ao nível da abóbada, bem como a remodelação do sistema eléctrico da Catedral». Procedeu-se também aos «trabalhos necessários à sua reabertura, particularmente ao nível da requalificação da narrativa expositiva, bem como da introdução de melhorias ao nível da iluminação, da sinalética e da vigilância», ficando instalado também um espaço de acolhimento/loja, à entrada da Catedral, conforme refere a Diocese na sua página.

Reveste-se de particular importância o lançamento da História da Diocese de Viseu, que obteve um importante contributo de informação proveniente dos trabalhos de inventariação a decorrer nos últimos anos em todo o território do bispado. Segundo o seu coordenador, trata-se de «uma iniciativa inédita no panorama historiográfico português» que tem por «objectivo principal […] mostrar como se efectuou a construção de uma Igreja diocesana numa perspectiva institucional». Por outro lado, foi um projecto enquadrado na intenção de ser «uma história da diocese não fechada sobre si própria, antes em diálogo com movimentos, factos e doutrinas de amplitude nacional e internacional que marcaram e condicionaram a sua existência» (Cf. Invenire N.º 3, Jul.-Dez. 2011).

O programa das comemorações terá início às 11h00, com a Missa Pontifical presidida pelo Bispo diocesano, D. Ilídio Leandro, seguindo-se almoço para convidados, após o qual, a partir das 14h30, decorrerão as apresentações das Constituições Sinodais e da História da Diocese de Viseu, terminando às 16h30 com a inauguração do espaço remodelado do Museu e uma visita às obras ainda a decorrer na Catedral.