Please wait while JT SlideShow is loading images...
Rota das Catedrais
 

Banner
Música nas Catedrais 2019

There are no translations available.

Évora: Santa Teresa cantada em fado

There are no translations available.

Por iniciativa do respectivo Cabido, terá l...

Santarém: Quadros Vivos de Caravaggio pela Companhia Ludovica Rambelli

There are no translations available.

No próximo Sábado, dia 13 de Abril, pelas...

Santarém: Concerto pelo Gloria Boys Choir – Japão

There are no translations available.

A Catedral de Santarém acolhe, no próximo...

Bragança: «Visita Singular» nas duas Sés

There are no translations available.

Prosseguindo o programa Rota das Catedrais...

Viana do Castelo: Inauguração do Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé

There are no translations available.

Será inaugurado no próximo dia 1 de Março...

 
Destaques Vila Real: Órgão Sinfónico instalado até ao Natal
 
Vila Real: Órgão Sinfónico instalado até ao Natal
There are no translations available.

A instalação do novo órgão de tubos da Sé de Vila Real vai iniciar-se na próxima quarta-feira, dia 9 de Dezembro, estando a conclusão dos trabalhos programada para a véspera de Natal. Seguir-se-ão, até ao início da primavera de 2016, trabalhos de ensaio e afinação, de modo a garantir o pleno funcionamento do instrumento musical.
Integrado na candidatura ‘Rota das Catedrais do Norte de Portugal’, a iniciativa resulta de uma acção promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Sé, São Dinis (Vila Real) - com o patrocínio pessoal de Monsenhor Agostinho Borges (actual Reitor do Instituto Português de Santo António em Roma) e o apoio da Câmara Municipal de Vila Real, com apoio técnico da Direcção Regional de Cultura do Norte. Contempla um investimento aproximado de 494 Mil Euros, cofinanciado, através do ON2, a 85% por fundos da União Europeia e ao abrigo daquela candidatura promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte.
O fabrico e montagem do órgão foi confiado - mediante seleção por concurso público internacional - à "Famiglia Vincenzo Mascioni, S.R.L.”, empresa sediada em Azzio (na província lombarda de Varese), na Itália. A empresa Mascioni é uma das mais antigas e reputadas fábricas de órgãos e outros instrumentos musicais da Europa; ativa desde 1829, mantém o cunho familiar, com a artesania e saber transmitidos de pai para filho, de geração em geração.
De acordo com declarações de Monsenhor Agostinho da Costa Borges à Voz de Trás-os-Montes, a ideia de instalar um órgão sinfónico na Catedral surgiu em 2009, num diálogo mantido com o então Bispo diocesano, D. Joaquim Gonçalves, que «pediu que se estudasse bem o assunto». Mais tarde, com a adesão ao projecto ‘Rota das Catedrais’, o financiamento pode ser garantido, constituindo-se no ano seguinte uma comissão com pessoas que «modo generoso se têm dedicado a esta causa», e quatro anos depois deu-se início ao projecto, que, segundo a Direção Regional de Cultura do Norte, deverá ficar concluído até ao final do primeiro semestre de 2016.
Será «o único órgão em Portugal a ter os teclados constituídos de cinco oitavas. Este órgão é sinfónico, o que quer dizer que se pode comparar a uma orquestra. Possui uma grande variedade de registos (instrumentos), cada um com o seu timbre. Mas, quando é tocado, o organista é director e executor e, na improvisação, também compositor», testemunhou o Monsenhor Agostinho Borges.
Em curso está uma campanha de angariação de fundos através da qual a Fábrica da Igreja Paroquial da Sé - São Dinis espera contar com a generosidade de cidadãos, entidades e organizações. Na lista de benfeitores em nome individual ou institucionais, já divulgada publicamente, estão mais de 90 nomes, sendo que quem quiser apoiar esta causa poderá fazê-lo através de depósito bancário na conta 0906099343030, com o IBAN PT 50 0035 0906 00099343030 34 e BIC SWIFT: CGDIPTPL.