Please wait while JT SlideShow is loading images...
Rota das Catedrais
 

Banner
Música nas Catedrais 2019

There are no translations available.

Exposição “Na Rota das Catedrais - Construções (d)e Identidades” premiada pela (APOM)

There are no translations available.

A exposição “Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades...

Évora: Santa Teresa cantada em fado

There are no translations available.

Por iniciativa do respectivo Cabido, terá l...

Santarém: Quadros Vivos de Caravaggio pela Companhia Ludovica Rambelli

There are no translations available.

No próximo Sábado, dia 13 de Abril, pelas...

Santarém: Concerto pelo Gloria Boys Choir – Japão

There are no translations available.

A Catedral de Santarém acolhe, no próximo...

Bragança: «Visita Singular» nas duas Sés

There are no translations available.

Prosseguindo o programa Rota das Catedrais...

 
Destaques Leiria: Catedral classificada como Monumento Nacional
 
Leiria: Catedral classificada como Monumento Nacional
There are no translations available.

A Sé de Leiria, incluindo o claustro, adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro, foi classificada no passado dia 23 de Outubro como monumento nacional.

Em comunicado, o Gabinete do Conselho de Ministros destaca a relevância da capela-mor da Sé, que alberga “um dos maiores conjuntos de talha, escultura e pintura de retábulos de estilo maneirista a manter-se na sua localização original no nosso país”.

 

O director do Património da Diocese Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte, aplaude a classificação mas lembra que esta “não traz muitas mais-valias” ao monumento, que estava já integrado numa zona protegida por se encontrar junto ao castelo de Leiria.

 

Em declarações à Lusa, Marco Daniel Duarte referiu que a classificação “por parte de uma instituição civil” vem “tornar pública a importância deste tempo, conferindo-lhe a notoriedade que outros já tinham”. “Até parecia estranho” que esta Sé não estivesse classificada, observa.

“É uma das mais importantes sés da reforma de D. João III e do ponto de vista artístico é notável ver sublinhada a importância arquitectónica deste monumento”, acrescentou o director do Património da Diocese.

A torre sineira e a antiga casa do sineiro estão actualmente a ser alvo de obras de requalificação, no valor de 305 mil euros, a cargo do cabido da Catedral de Leiria e da Direcção Regional de Cultura do Centro. Segundo Marco Daniel Duarte, a intervenção deverá estar concluída até ao final do ano e está inserida num projecto de recuperação de catedrais realizado em todas as capitais de distrito.

Para o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, a classificação é um “motivo de orgulho” para a cidade e para o concelho. “É uma classificação que irá, desejamos, contribuir para a sua protecção”, afirmou à Lusa, lembrando que a Sé, construída no século XVI, sofreu “profundas alterações” devido a um terramoto no século XVIII e às invasões francesas.

Fonte: Agência Lusa