Please wait while JT SlideShow is loading images...
Rota das Catedrais
 

Banner
 
Catedrais > Braga >
Tesouro-Museu
 
Tesouro-Museu
There are no translations available.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga está desde a sua fundação, em 1930, instalado na antiga Casa do Cabido. Esta casa anexa à Catedral foi mandada construir, no século XVIII, pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles.

Em 2002 o Cabido da Sé de Braga decidiu avançar com o projecto de ampliação e reabilitação de cinco casas anexas. Esta obra tornou possível ampliar o espaço expositivo, mas, principalmente, possibilitou a criação de acessibilidades, reservas, gabinetes de trabalho, sala para os serviços educativos e loja. Entretanto, foi possível estender o projecto à contígua casa do Cabido, em ordem a criar um espaço expositivo harmonioso e coerente. Em Março de 2007 todo este complexo abriu ao público, como um espaço único e com todas as condições de exposição, reservas e acolhimento dos visitantes.

As colecções do Tesouro-Museu da Sé de Braga testemunham, no seu conjunto, mais de XV séculos da história da Arte e da vida da Igreja em Braga.

Detém um valioso acervo constituído pelas colecções de Ourivesaria, Escultura, Pintura, Têxtil, Mobiliário, Cerâmica, assim como, todo um conjunto de objectos ligados ao culto católico.

A Exposição Permanente, Raízes de Eternidade. Jesus Cristo – Uma Igreja, consagrada à arte sacra, permite, através dos diferentes núcleos, revisitar a vida de Jesus Cristo e a história da Igreja em Braga. Esta é contada tomando como referência alguns arcebispos, desde o século V até ao século XX. A narração é complementada com os núcleos dedicados à paramentaria e ourivesaria.

Responsável

Cónego José Paulo Abreu

 

Galeria de Imagens
Veja a galeria de fotografias da Catedral.